Impact Management Project (IMP)

IMP é a sigla para Impact Management Project, um fórum que trata da discussão e definição de como medir o impacto social e ambiental das empresas. Na prática, o IMP atua no desenvolvimento de métricas para ajudar o mercado de impacto a ter mais transparência, confiabilidade e comparabilidade.

O objetivo do IMP é, até o final de 2021, padronizar a análise do risco, retorno e performance das empresas de impacto. Com o objetivo de deixar esse segmento do mercado mais tangível e, em certa medida, mais diversificado e acessível tanto para empresas quanto para investidores.

A padronização se dará em três áreas:

1.       Processos para gerenciamento de impacto

2.       Estrutura, processos e índices para medição da performance das empresas de impacto

3.       Valuation (entendimento de quanto vale a empresa ou o ativo) e meios de comparação do impacto de diferentes empresas (benchmark) 

O IMP surgiu em 2016 e desde então reúne mais de 2 mil empresas, consultorias e associações de todo o mundo que estejam relacionadas ao tema de investimento de impacto.

Algumas brasileiras que participam das discussões no IMP são as gestoras de venture capital de impacto Vox Capital e Postive Ventures.

Também estão no IMP as consultorias globais KPMG e PWC, a maior gestora do mundo, a BlackRock, e a International Finance Corporation (IFC), entidade do Banco Mundial voltada ao aprimoramento do setor privado nos países em desenvolvimento.

Voltar