Rating ESG

A A
A A

O rating ESG é uma forma de tentar medir o quão aderente uma empresa é às boas práticas ambientais, sociais e de governança, os chamados critérios ESG. Quanto melhor a performance e mais precisas as ações e informações da companhia em relação a esses temas, melhor sua classificação.

Muitos investidores desenvolvem os seus próprios sistemas de classificação ESG das empresas. Mas existem firmas especializadas em realizar esse trabalho e que vendem seus relatórios aos clientes do mercado financeiro.

Como é calculado: para se chegar à classificação é preciso analisar em primeiro lugar a área de negócio da empresa para entender quais são os fatores mais relevantes em sua atividade. Entendido o contexto, as agências classificadoras começam a mapear presença, ausência e intensidade de diretrizes e práticas relacionadas aos temas ESG. Aspectos geográficos também podem influenciar.

Por exemplo: Uma empresa de bens de consumo que naturalmente precise de muita água em sua produção. Se há registro de bom manejo de água, a empresa recebe uma nota maior. Se não há, a nota é menor. Se sua fábrica está localizada em uma área de deserto, ações para otimização do manejo da água são mais urgentes do que seriam se a planta estivesse em uma região de maior abundância desse insumo. Isso porque a falta de água representa uma ameaça maior à manutenção de sua atividade.

Todas as áreas são analisadas e pontuadas. Depois, os dados são comparados às companhias concorrentes – os “pares” do setor.

Quem calcula: A MSCI e Sustainalytics são as principais agências classificadoras. A MSCI tem na sua base 8,5 mil companhias – se incluir as subsidiárias, são 14 mil empresas na base. A classificação vai de CCC a AAA. Quanto mais próximo de CCC, mais distante a empresa está dos critérios ESG. Quanto mais próximo de AAA, mais avançado.

A classificação da Sustainalytics é diferente e vai de 0 a 100. Quanto mais próximo de 100, melhor é o gerenciamento da empresa em relação às medidas ESG. São 12 mil companhias na base da Sustainalytics.

Como cada sistema de rating adota critérios próprios, a disparidade de notas para uma mesma companhia costuma ser muito grande. Não raro uma empresa que pontua muito bem de acordo com uma das provedoras de dados, é considerada ruim por outra.

Por isso, os dados são considerados com certa parcimônia.

Não existe consenso no mercado sobre qual o melhor framework aplicado atualmente.

Empresas brasileiras: na classificação da MSCI, a Petrobras é BB (intermediário), a Vale é CCC (retardatária) e Magazine Luiza é B (intermediário com viés de piora). A Localiza e o Banco do Brasil são AA. São consideradas líderes, embora ainda um pouco abaixo da nota máxima AAA.