Marfrig e Eletrobras voltam para a carteira do Índice de Sustentabilidade da B3

Compartilhar

A B3 acaba de revisar a carteira do seu Índice de Sustentabilidade Empresarial, o ISE, e as novidades são a entrada do frigorífico Marfrig e da estatal Eletrobras. 

Nenhuma ação foi excluída e, com isso, o ISE passa a contar com 48 papéis para o período de 2 de maio a 2 de setembro.

A revisão marca o retorno de Marfrig e Eletrobras, já que ambas haviam sido excluídas da carteira na virada do ano, quando entrou em vigor a nova metodologia do ISE. A bolsa não deixou clara a razão da entrada das duas empresas.

Mas tudo indica que Marfrig e Eletrobras tiveram uma melhora na nota de reputação calculada pela suíça RepRisk, provedora de dados de reputação ESG, de dezembro para cá.

 

Agora repaginado, o ISE passou a ter revisões quadrimestrais que antes não existiam, e há dois critérios previstos para motivar a inclusão ou exclusão de ações nessas revisões periódicas: os valores atualizados da RepRisk, que avalia o envolvimento das empresas em controvérsias ESG, e a nota de desempenho climático medida pelo CDP.

Como de dezembro para cá não houve atualização do CDP, se conclui que foi o índice RepRisk que fez a diferença. Pela metodologia do ISE, só companhias com índice abaixo de 50 é que podem integrar a carteira.

Em 1 de dezembro do ano passado, quando a B3 divulgou a prévia do ISE para 2022, havia 34 papéis no portfólio. Isso porque ainda não haviam saído as notas do CDP 2021 e, portanto, empresas que só passaram a responder o CDP no ano passado ficaram fora. Mas, antes da virada do ano, o CDP divulgou as novas notas, o que possibilitou a inclusão de outras 12 companhias.

Fazem parte da composição atual do ISE: 

AES BRASIL
AMBIPAR
AMERICANAS
AREZZO CO
AZUL
BRADESCO
BRASIL
BRASKEM
BRF SA
BTGP BANCO
CCR SA
CEMIG
CIELO
COPEL
COSAN
CPFL ENERGIA
DEXCO
ECORODOVIAS
ELETROBRAS
ENERGIAS BR
ENGIE BRASIL
FLEURY
GRUPO NATURA
IOCHP-MAXION
ITAUSA
ITAUUNIBANCO
KLABIN S/A
LIGHT S/A
LOJAS RENNER
M.DIASBRANCO
MAGAZ LUIZA
MARFRIG
MINERVA
MOVIDA
MRV
NEOENERGIA
P.ACUCAR-CBD
RAIADROGASIL
RUMO S.A.
SANTANDER BR
SIMPAR
SUL AMERICA
SUZANO S.A.
TELEF BRASIL
TIM
VIA
VIBRA
WEG

A melhor cobertura de negócios e finanças sustentáveis

Contribua com o Reset e ajude a construir a mudança.