A escolha dos leitores: 7 livros e 6 filmes para inspirar a chegada de 2022

Pedimos aos leitores e seguidores do Reset que indicassem livros e filmes que conversam com o universo ESG. Eis a nossa seleção

Compartilhar

2021 vai chegando ao fim (ufa!) e é hora da desejada pausa (ainda que breve) para recobrar as energias.

Para garantir a companhia de boas ideias e inspirar a chegada de 2022, pedimos nas redes sociais do Reset que nossos leitores compartilhassem suas melhores dicas de livros, filmes e documentários.

A seguir, a nossa seleção:

7 livros

1. How to Blow Up a Pipeline, Andreas Malm

 

Nesse manifesto, o ativista sueco argumenta que protestos pacíficos não nos salvarão da tragédia climática. Sem erupções de violência ditaduras não são derrubadas, revoluções não acontecem. No caso da indústria dos combustíveis fósseis, como sugere o título, seria a hora de “explodir oleodutos”. Em inglês.

2. Nem Negacionismo Nem Apocalipse – Economia do Meio Ambiente: Uma Perspectiva Brasileira, Gesner Oliveira e Artur Villela Ferreira

O economista Oliveira e o administrador Ferreira propõem uma economia do meio ambiente com base na experiência brasileira. O livro é acompanhado de amplo material multimídia online.

3. The New Climate War, Michael Mann

Tentar resolver o aquecimento global comendo menos carne ou viajando menos de avião é uma falácia elaborada pelas grandes empresas, afirma Mann. Devemos concentrar nossos esforços nos grandes poluidores e pensar em termos concretos, sem nos deixar paralisar com os cenários de filme-catástrofe. Em inglês.

4. Design de Culturas Regenerativas, Daniel Wahl

Em vez de perseguir a ilusão do controle e das certezas, o ativista alemão sugere ideias inspiradoras baseadas na colaboração entre as pessoas e o meio ambiente. O livro foi publicado em 2019, mas o incluímos na lista porque ele foi o campeão de recomendações dos leitores do Reset.

5. The Ministry for the Future: A Novel, Kim Stanley Robinson

O livro é uma ficção científica diferente: conta o trabalho do “ministério do futuro”, um órgão multilateral cuja responsabilidade é salvaguardar os interesses das gerações futuras. A ameaça? O aquecimento global. O romance é um hit entre os formuladores de políticas globais. Em inglês.

6. Como Evitar um Desastre Climático, Bill Gates

O fundador da Microsoft, filantropo e investidor esmiúça a ciência das causas e das consequências do acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera. Gates é um homem de ação e no livro explora várias inovações tecnológicas que podem salvar o planeta. 

7. Sacred Economics, Charles Einsenstein

Nesta edição atualizada, o escritor e palestrante americano conta a história do dinheiro, das primeiras moedas cunhadas até as criptomoedas, e argumenta que o capitalismo é insustentável por natureza. Eiseinstein diz que vivemos uma oportunidade única de repensar a vida, com base em relações mais humanas e respeito ao ambiente. Em inglês.

6 filmes e documentários

1. Seaspiracy: Mar Vermelho 

Dirigido pelo britânico Ali Tabrizi, o documentário trata do impacto da sobrepesca e dos plásticos sobre os ecossistemas marinhos. O filme é controverso: pesquisadores e ambientalistas apontaram erros científicos e criticaram o tom de teoria da conspiração que permeia a obra. (Netflix)

2. Beyond Zero

O filme conta a história da Interface, uma fabricante de carpetes que decidiu, em meados dos anos 1990, eliminar todos os impactos negativos do negócio até 2020. O fundador e responsável pela ideia, Ray Anderson, morre antes de ver o objetivo alcançado, e o documentário mostra como a jornada de sustentabilidade da companhia evoluiu ao longo das décadas. (Exibido apenas em sessões especiais)

3. Lords of Scam

Narra a história de um golpe milionário aplicado por um grupo de franceses no mercado europeu de créditos de carbono. O filme trata menos dos detalhes da fraude perpetrada e mais das personalidades coloridas dos golpistas. Vale como uma espécie de “The Big Short” criminoso nas finanças da mudança climática. (Netflix)

4. Solo Fértil

As emissões de CO2 que causam a mudança do clima não vêm apenas da queima de combustíveis fósseis: a produção agrícola em escala industrial também tem sua parcela de responsabilidade. Narrado pelo ator e ativista Woody Harrelson, o documentário trata do movimento da agricultura regenerativa, um conjunto de técnicas e práticas para recuperar a vida do solo, o que tem impacto direto na biodiversidade e na capacidade de sequestrar carbono sob nossos pés. (Netflix

5. David Attenborough e Nosso Planeta

O decano narrador e produtor de documentários de natureza David Attenborough relembra sua vida, fala da história da vida na terra e aponta os riscos da mudança do clima para a biodiversidade. Como em todos os filmes que envolvem o britânico, a produção e as imagens são espetaculares – e um argumento definitivo para proteger o planeta. (Netflix)

6. Não olhe para cima

Dois cientistas descobrem um enorme cometa em rota de colisão com a terra com potencial de erradicar qualquer forma de vida e tentam avisar governo e mídia. Mas negacionismo, polarização, fake news, culto a celebridades e redes sociais e interesses privados se interpõem (que retrato fiel!). Os paralelos com a mudança climática e a covid-19 estão todos lá. (Cinemas e Netflix)

A melhor cobertura de negócios e finanças sustentáveis

Contribua com o Reset e ajude a construir a mudança.

Tags